Mês: Fevereiro 2017

SAINDO DO ZERO (PARTE 4) – Progresso de Fevereiro.

Em 03/02 eu havia conseguido correr 1,5km de distância.

Nos dias que se seguiram acabei não fazendo nenhum exercício físico. No entanto, ontem, 12/02, fui correr à noite e não imaginei conseguir atingir 2,5km após ter ficado 09 dias parado.

Normalmente vou de carro até o parque. Hoje, fui e voltei andando (\approx  a 2km de casa, ou 4km de ida e volta) e lá fiz 2,5km – 1km a mais do que havia feito antes.

Acredito que o tempo fresco e, mais importantes, a manutenção e regulagem da velocidade da corrida foram essenciais para ter um progresso apesar da pausa nos treinos.

Mantive o mesmo ritmo nas subidas, relaxei o corpo nas descidas, e controlei a respiração e passadas para não cometer deslizes

Aproveitei e fiz uns 100m de corrida lateral. Divertido mas ainda nao tenho coordenação. Tentarei acrescentar esse exercícios na rotina de treinos.

Meu fôlego vem aumentado horrores e não tenho sofrido tanta fadiga ultimamente.

Eu havia almoçado umas 3-4h antes de correr e belisquei um pouco de comida antes de correr. Na volta, comi uma tigela pequena de uva e abacaxi e outra de strogonoff.

Esses dias comi algumas besteiras mas não tenho mais tanta vontade de comer porcarias como antes.

Saindo do Zero (Parte 3) – Dezembro e Janeiro.

De Dezembro até meados de Janeiro minha rotina de exercícios quase zerou devido às férias e alguns compromisso. Voltei a correr na metade de janeiro e me surpreendi por ter conseguido correr bem mais mais do que minha última corrida em Dezembro.

Isso foi possível pois em Janeiro passei uma semana inteiro nadando e jogando bola na praia , o que permitiu que eu me mantivesse em movimento.

Também engordei  2kg nessas semanas, mas já perdi 1kg – o que não faz diferença pra mim, porque não tenho problemas de peso.

Em Janeiro, corri algumas vezes – sempre mantendo os treinos em: 1 corrida longa (até onde eu aguentar) + 1 ou 2 corridas mais curtas.

Não tenho anotadas as datas corretas, mas dentre as corridas” longas” lembro que aumentei progressivamente desde que voltei no meio de janeiro:
-1200m, 1300m e, mais recentemente, 1500m!!! Que surpresa!  Nada mal comparado com meu último registro aqui (800m em novembro) .

Eu não esperava conseguir correr nem 1km no primeiro dia quando retornei, mas consegui correr mais do que isso, 1200m.E a cada treino consegui ou manter a distância do treino anterior ou aumentar de forma progressiva.
Da penúltima vez corri 1300m e agora, 1500m.

– 03/02:   1500m /600m /300m
Entendo a importância de se calcular o tempo  e a frequência cardíaca, mas por por hora manterei como parâmetro de progresso as distâncias percorridas. Também tenho tentado controlar o ritmo e a qualidade das pisadas para não correr o risco de lesar o joelho. Pra quem quiser conferir, tem um canal bem legal cheio de dicas de corrida, o Corrida Perfeita. Tem muitas dicas legais sobre respiração e ergonomia, por exemplo.
Além de correr continuo fazendo Pilates e percebo que meu corpo está bem menos “mole”.

Fato é que não tenho seguido à risca os treinos propostos no Blogilates. Faltam  2 dias do calendário de iniciantes, mas estou me exercitando várias vezes na semana. Considerando que também corro e evito fazer Pilates nesses dias, acho importante inserir folgas na semana para o corpo poder se recuperar.

Ainda dou VÁRIOS deslizes quanto à comida, mas consegui diminuir bastante o consumo de alimentos industrializadas e açúcar. No geral, sinto que no estou muito mais resistente e com mais energia.

Ah sim, há algum tempo tenho  conseguido fazer headstand sem auxílio de paredes. (Ohh!)

Minha flexibilidade não está lá essas coisas ainda, mas continuo me alongando quando lembro.

Resumindo, minha saúde e humor estão muito melhores. Muitas diferenças de quando comecei (27/10/2016) até agora.

Até breve!